Ocarina

Ocarina

Instrumento de sopro feito de barro, porcelana, madeira ou pedra, é um dos instrumentos mais antigos do mundo. A ocarina mais antiga encontrada tinha aproximadamente 12000 anos. O uso da ocarina nos países ocidentais data do século XIX, sendo a sua forma original, criada na cultura maia, foi aperfeiçoada pelo italiano Giuseppe Donati em meados do século XIX. O nome da ocarina deriva da sua forma ser semelhante ao corpo de um pato, em italiano “Oca”.
Maioritariamente a sua forma é oval com uma pequena saliência que serve de bocal, tendo entre quatro a doze orifícios para os dedos. O som é produzido dirigindo o ar através da aresta/bocal, fazendo com que a passagem do ar no instrumento vibre e assim emite som. As ocarinas podem ser feitas com ou sem orifícios, que podem ser colocados em qualquer parte do corpo, sendo o tamanho do furo o que determina as notas e a sua afinação. Quando todos os orifícios para os dedos estão fechados, a ocarina atua como um tubo parado, soando assim, uma oitava inferior a uma flauta de tamanho similar.
Há ocarinas de diferentes formas e dimensões. Estas quando tocadas em conjunto, produz um efeito semelhante ao registo flautado de um órgão. Isoladamente é um instrumento muito imperfeito e de fracos recursos.

Ficha Técnica

Nome:  Ocarina
Banda: Banda Municipal do Funchal
Data:  []
Categoria:  Sopro de Madeira
Materiais:  Cerâmica
Data da foto / digitalização:  19/05/2018
Estado de Conservação:   Mau

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar