Trompa

Trompa

A trompa é um aerofone da família dos metais, utilizado em orquestras sinfónicas, banda filarmónicas e em pequenos agrupamentos como em quintetos de metais.
A trompa é um instrumento único entre os que integram a orquestra porque os cilindros se acionam com a mão esquerda e porque se toca com a campânula dirigida para a parte de trás da orquestra. Considerado o mais expressivo dos instrumentos de seção de sopro-metal, a trompa é talvez o mais difícil de tocar. A sua aparência é a de um tubo metálico de secção cónica enrolado sobre si mesmo. Estreito na parte do bocal, o tubo alarga-se até chegar a uma campânula, muita aberta.
No interior da circunferência metálica encontra-se diversas voltas de tubo, assim como, o sistema de válvulas que permite modificar o comprimento do mesmo e, por conseguinte, alterar o som resultante.
Construída em cobre ou latão cromado, a trompa possui um tubo cujo comprimento ultrapassa os três metros.
A maquinaria que acompanha os cilindros ou válvulas rotativas inclui uma série de alavancas que são as que o executante aciona com a mão esquerda para alterar o som do instrumento. Além dos cilindros para mudar a tonalidade, no caso da trompa dupla existe uma quarta alavanca adicional que permite escolher entre os dois tons básicos da trompa: Fá ou Si bemol.
Possui uma grande campânula em relação ao diâmetro do tubo. A função desta parte, além de propagar o som para o exterior, é a de o estabilizar, de maneira que a estridência dos agudos se apaga ao mesmo tempo que se favorecem os graves.
O timbre da trompa é muito variável, em passagens lentas resulta doce e profundo, mas pode também obter-se uma sonoridade enérgica e brilhante.

Ficha Técnica

Nome:  Trompa
Banda: Banda Recreio Camponês
Data:  []
Categoria:  Sopro de Metal
Materiais:  Metal
Data da foto / digitalização:  19/05/2018
Estado de Conservação:   Razoável

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar