Momentos Relevantes – Banda Municipal de Machico

Momentos Relevantes

Fundação
A Filarmónica D. Carlos I, atualmente Banda Municipal de Machico, como seu primeiro regente, Ângelo Álvares de Freitas foi fundada a 01 de novembro de 1896. (Músicos Madeirenses pág. 501, Xarabanda Revista 2008 pág. 10 e Revista Girão pág. 74)

Entrega de instrumentos
Em abril de 1897, terão chegado os instrumentos e, em dezembro desse mesmo ano, surge na imprensa, sob a denominação de Filarmónica D. Carlos I. (Músicos Madeirenses pág. 501)

Mudança de nome
Por Decreto, foi-lhe conferida a Real permissão (20 de outubro de 1898) para que se denominasse, daquela data em diante, de Filarmónica D. Carlos I. (Músicos Madeirenses pág. 501)

Maestro António Feleciano da Cruz
Realiza-se hoje na villa de Machico a festa do glorioso Patriarcha S. José. A Banda D. Carlos I, regida pelo musico reformado sr. António Feleciano da Cruz. (Diário de Notícias, 02/02/1898, pág. 2)

Banda de Honra
Foi considerada como Banda de Honra em junho de l90l, aquando da visita do rei D. Carlos I à Ilha da Madeira. (Banda Municipal de Machico)

Maestro Francisco d’Assis Mareira
Durante o dia a excelente filarmónica machiquense, antiga D. Carlos, sob a hábil direção do sr. Francisco d’Assis Moreira, abrilhantou aquele arraial executando vários trechos do seu reportório. (A Verdade, 09/06/1917, pág. 2)

Maestro Manuel dos Passos Faria
O Festival da Cruzada das Mulheres Portuguesas: abrilhantou o festival a filarmónica da localidade, sob a direção do sr. Manuel dos Passos Faria. (Diário de Notícias, 28/08/1917, pág. 1)

Maestro Ângelo Alvares de Freitas
Na sua capela á vila de Santa Cruz realiza-se com todo o empenho, a festa de S. Pedro. No arraial, que costuma ser um dos mais concorridos, tocarão a filarmónica de Machico, sob a regência do sr. Ângelo Alvares de Freitas. (Diário de Notícias, 27/06/1920, pág. 3)

Maestro Francisco Assis Moreira
Na igreja de Santa Cruz, realizou-se com grande empenho, a festa de Santo Amaro. No arraial tocará a filarmónica de Machico, da regência do sr. Francisco Assis Moreira. (Diário de Notícias, 14/01/1921, pág. 2)

Maestro Ângelo Alvares de Freitas
Festa de Nossa Senhora do Loreto, na capela do Arco da Calheta. No arraial tocou a filarmónica de Machico da regência do Sr. Ângelo Alvares de Freitas. (Diário de Notícias, 08/09/1922, pág.1)

Maestro José da Costa Miranda
José da Costa Miranda, foi regente da Banda Municipal de Machico entre 1929 e 1959. (50HMM, pág. 75)

Bodas de Ouro
No dia 1 de dezembro de 1946, ao celebrar o 50º aniversário da Banda Municipal de Machico, Jaime Rodrigues Gouveia haveria de ser homenageado como fundador, através da colocação de uma sua foto na sede da coletividade e o padre Jacinto da C. Nunes viria a dedicar à banda uma sextilha. (Músicos Madeirenses pág. 502)

Resenha Histórica
Na imprensa em 1979 é publicada numa resenha histórica, o nome de Jaime Rodrigues de Gouveia, surge como fundador e principal benemérito da Filarmónica D. Carlos I. (Músicos Madeirenses, pág. 502)

Maestro António Olim
A Banda Municipal de Machico comemora no próximo dia 1 de novembro, o 81.º aniversário da sua fundação. A assinalar esta data a banda percorrerá as ruas da vila executando “marchas 81” da autoria de seu regente António Olim.” (Diário de Notícias, 29/10/1977, pág. 3)

Maestro José da Costa Miranda
José da Costa Miranda, foi regente da Banda Municipal de Machico entre este ano e 1984. (50HMM, pág. 75)

Incêndio na sede
21 de julho de 1985: Incêndio na sede da Banda Municipal, que ficou sem todos os instrumentos que possuía, foi obrigada a ficar inativa durante um ano. Contudo foi possível salvar o reportório musical bem como toda a documentação que existia na sede. (Bandas Filarmónicas Portuguesas, João E. D. Franco, 2001, Ancorensis, pág. 782 e Banda Municipal de Machico)

Compra de Instrumentos
Resolução nº 1136/85, dando conta da atribuição de 2000 contos à Banda Municipal de Machico a fim de permitir a compra de cerca de três dezenas de instrumentos musicais, visto terem perdido o seu espólio no recente incêndio. (JORAM, I Série, Nº 30, pág. 672)

Intercâmbio
Estiveram nas Ilhas Canárias – Lanzarote, aquando do intercâmbio cultural entre os Municípios de Machico e Arrecife, agosto de 1989. (Banda Municipal de Machico)

Intercâmbio
Viajaram até a Povoação, na ilha de São Miguel – Açores, em setembro de 1996 para realizarmos um intercâmbio cultural. (Banda Municipal de Machico)

Intercâmbio
Estiveram em Meia Via, Torres Novas em intercâmbio cultural em setembro de 1998 com a banda local. (Banda Municipal de Machico)

Intercâmbio
Estiveram em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores para realizar o intercâmbio cultural em setembro de 2000, com a Banda Recreio dos Artistas. (Banda Municipal de Machico)

Intercâmbio
Foram Novamente a Angra do Heroísmo em agosto de 2002, devido aos excelentes laços de amizade que foram criados. (Banda Municipal de Machico)

Intercâmbio
Rumaram a Gavião, distrito de Portalegre em setembro de 2003, para então completar o intercâmbio iniciado em 2002, altura em que receberam a Banda Juvenil de Gavião Portalegre na nossa cidade. (Banda Municipal de Machico)

Intercâmbio
Novamente foram à Meia-Via em setembro de 2003, Torres Novas. (Banda Municipal de Machico)

Intercâmbio
Foram até ao distrito de Coimbra em 2004, para finalizar o intercâmbio começado com a Banda de Ançã. (Banda Municipal de Machico)

Sede
Passou a ter sede definitiva de acordo com o programa do Governo Regional em 2004, no Sítio da Graça. (Bandas Filarmónicas Portuguesas, João E. D. Franco, 2001, Ancorensis, pág. 782)

Intercâmbio
Realizaram um intercâmbio com a Filarmónica de Monte Redondo – Leiria, em agosto de 2006. (Banda Municipal de Machico)

Representaram a Madeira
Foram convidados para representar a Madeira na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa) pela Secretaria Regional do Turismo e Transportes, em janeiro de 2008, atuação que os valeu um louvor da respetiva Secretária, Dr. Conceição Estudante. (Banda Municipal de Machico)

Intercâmbio
Realizaram um intercâmbio com a Banda Sinfónica da Amizade – Aveiro, em 2010. (Banda Municipal de Machico)

Participação – Raízes do Atlântico
Foram convidados a participar no espetáculo Raízes do Atlântico, em 2010, pelo Grupo Xarabanda. (Banda Municipal de Machico)

Concerto Solidário
Participaram, em parceria com o coro da Associação Flores de maio, em dois concertos em que as verbas foram revertidas para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, em 2011. (Banda Municipal de Machico)

Utilidade Pública
Neste dia foi publicado a declaração do conselho do Governo sobre a atribuição de Utilidade Pública a esta associação, 14 de agosto de 2013. (JORAM, I Série, Nº 110, pág. 2)

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar