Momentos Relevantes – Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha

Momentos Relevantes

Fundação.
10 de agosto de 1973, a Banda Municipal de Santa Cruz, junta-se a formação de outra, desta vez na freguesia da Camacha, a Banda Paroquial de São Lourenço. (Músicos Madeirenses pág. 467 e Revista Girão pág. 70)

Elementos femininos.
Pela primeira vez na história das bandas filarmónicas portuguesas, se registou a presença de um elemento feminino, 10 de agosto de 1973. (Bandas Filarmónicas Portuguesas, João E. D. Franco, 2011, Ancorensis, pág. 786)

Maestro José da Costa Miranda.
3.º Aniversário Da Banda Paroquial De S. Lourenço. Iniciativa válida no panorama cultural do nosso povo, a Banda Paroquial de S. Lourenço faz três anos hoje, festa do padroeiro que lhe deu o nome. Às 17 horas, realizar-se-á um concerto popular de música ligeira, sob a direção do atual ensaiador, maestro José da Costa Miranda. (Diário de Notícias 10/08/1975 pág. 8)

Bodas de Prata.
Integrado nas comemorações do seu 25º Aniversário, a Banda Paroquial de São Lourenço realiza concerto hoje, pelas 12h30, no salão do novo complexo paroquial da freguesia da Camacha. (Diário de Notícias 12/04/98 pág. 2)

Mudança de sede.
Mudaram-se para umas instalações da igreja paroquial, no dia 10 de agosto de 1998. (Revista Girão, Vol. II, nº4, 1º Semestre, 2007)

Intercâmbio.
Deslocação à Vila de Fermentelos, no concelho de Águeda e distrito de Aveiro, na sequência do intercâmbio promovido com a Associação Cultural e Recreativa “Banda Nova de Fermentelos”, agosto de 2001. (Bandas Filarmónicas Portuguesas, João E. D. Franco, 2011, Ancorensis, pág. 786)

Intercâmbio.
Foram convidados para se deslocarem às freguesias de Arrentela e Fernão Ferro, no concelho do Seixal e distrito de Setúbal, em setembro de 2001. (Bandas Filarmónicas Portuguesas, João E. D. Franco, 2011, Ancorensis, pág. 786)

Inauguração da Sede.
Foi no 12 de dezembro de 2001 que deu-se a inauguração da Sede desta coletividade. Cuja construção foi financiada através de protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Santa Cruz e a Direção Regional de Assuntos Culturais. (Bandas Filarmónicas Portuguesas, João E. D. Franco, 2011, Ancorensis, pág. 786 e http://www.bandasfilarmonicas.com)

Intercâmbio.
Deslocou-se a Marrazes no Continente em 2002, num intercâmbio musical com Banda de São Tiago de Marrazes. (http://www.bandasfilarmonicas.com)

Estatuto de Coletividade Religiosa.
Por decreto de sua Excelência Reverendíssima D. Teodoro de Faria, Bispo da Diocese do Funchal, foram aprovados os estatutos desta associação, 19 de março de 2002, o que veio confirmar a existência da pessoa coletiva religiosa. (Revista Girão, Vol. II, nº4, 1º Semestre, 2007)

Inauguração do busto.
Nas comemorações do 32.º aniversário, fez-se singela homenagem ao fundador desta Banda Paroquial, com a inauguração de um Busto deste na sede social da Banda, da autoria do escultor António Rodrigues. (http://www.bandasfilarmonicas.com)

Intercâmbio.
Deslocou-se aos Açores, a Vila Franca do Campo, na Ilha de São Miguel, em 2006, visitando a Banda União Progressista. (http://www.bandasfilarmonicas.com)

Livro.
Lançamento do Historial da Banda Paroquial, intitulado “33 Anos de Tons e de Sons”, edição patrocinada pela dita Câmara Municipal de Santa Cruz, no dia 8 de dezembro de 2006. (http://www.bandasfilarmonicas.com)

Intercâmbio.
Deslocou-se a Vila Cova do Alva, distrito de Coimbra, concelho de Arganil, em 2007, um Intercâmbio com a Filarmónica Sociedade Flor do Alva. (http://www.bandasfilarmonicas.com)

Intercâmbio.
Dinamizou um intercâmbio cultural com a Sociedade Musical Euterpe, de Portalegre, no ano de 2008. (http://www.bandasfilarmonicas.com)

Intercâmbio.
Visitou a Banda Academia de Santa Cecília, de São Romão, concelho de Seia, distrito da Guarda, no ano de 2010. (http://www.bandasfilarmonicas.com)

Lançamento de CD.
Editou o seu primeiro CD intitulado “Compassos”, em 2010, edição que teve como mecenas o Sr. Michael John Blandy, do Grupo Blandy, que garantiu o patrocínio exclusivo do trabalho discográfico. (http://www.bandasfilarmonicas.com)

Lançamento do DVD.
Lançou o seu primeiro DVD em 2012, com a titulação “Som da Nossa História”, trabalho audiovisual patrocinado na totalidade por dois emigrantes camachenses radicados na África do Sul, os senhores José Egídio e Manuel Humberto da família Cardoso, naturais da vila da Camacha. (http://www.bandasfilarmonicas.com)

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar