Abel Teixeira Mendes

Abel Teixeira Mendes

(Porto da Cruz, *28/08/1936)

Resumo:
[Porto da Cruz, Madeira 28/08/1936 – ]
Músico, militar e atual professor na extensão do Porto Santo, do Conservatório – Escola das Artes da Madeira. Abel Teixeira Mendes foi executante de clarinete na Banda Distrital do Funchal, onde posteriormente assumiu o cargo de diretor artístico. Cargo que também exerceu na Banda Nova da Ribeira Brava e na Banda da PSP de Macau.

Biografia:
Abel Teixeira Mendes é natural da freguesia do Porto da Cruz, onde nasceu no dia 28 de agosto de 1936, filho de António Teixeira Mendes e Maria de Freitas Basílio.

O músico iniciou-se na música com o seu pai que, para além de lhe ter oferecido um clarinete, ensinou a tocar rajão e gaita-de-beiços.
Quanto à sua formação musical, em 1956 com dezoito anos e a residir no Funchal, ingressou como aprendiz de clarinete na Banda Distrital do Funchal e posteriormente tornou-se executante do mesmo instrumento na banda. Possui também o Curso de Clarinete do Conservatório – Escola das Artes da Madeira.

Em Abril de 1957 iniciou o serviço militar e em Julho de 1957 ingressou como aprendiz, na Banda Militar da Madeira. Nesta banda alcançou a patente de sargento-chefe. Abel Teixeira Mendes foi diretor artístico da Banda Nova da Ribeira Brava, da Banda da PSP de Macau e na Banda Distrital do Funchal, onde começou a sua carreira como executante de clarinete. Atualmente é professor da extensão do Porto Santo, do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, na área da música.

As suas atuações públicas foram noticiadas diversas vezes pela imprensa regional, nomeadamente enquanto diretor artístico da Banda Distrital do Funchal: “A Banda Distrital do Funchal realiza hoje e na próxima terça-feira dois concertos populares no auditorium do Jardim D. Amélia, com o início as 19:30 horas, sob a regência do Sr. Abel Teixeira Mendes”. Para além desta referência do Diário de Notícias, publicada a 30 de novembro de 1976, Abel Teixeira Mendes surge noutros eventos que indicam a frequência das suas atuações.
O concerto da Banda Distrital realizado no dia 5 de junho de 1979, pelas 19h30 no Auditorium do Jardim D. Amélia contou com a direção do maestro Abel Teixeira Mendes e incluiu o seguinte repertório: Forcados de Santarém, de Manuel Canhão; Tancredi, de Rossini; Yesterday, dos Beatles; Um passeio à Amorosa, Miguel de Oliveira; Canções e Cantigas, também de Miguel Oliveira; e José Pedro, de Alexandre Fonseca.
Nos anos seguintes este concerto tornou-se habitual como se constata na publicação do Diário de Notícias de 5 de maio de 1981. “Hoje realiza-se o Concerto habitual da Banda Distrital do Funchal no auditório dos Jardins D. Amélia, com inicio às 20H00 sob a Direção de Abel Teixeira Mendes”.

Autoria:
Freitas, Manuel Pedro (2011). “Notas [Musicais] Soltas Contributo para a história da música na Madeira – Abel Teixeira Mendes”. In Girão – Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos, Nº 6. Câmara de Lobos: Câmara Municipal.

Atualização:
Ventura, Ana (2011). “MENDES, Abel Teixeira”. In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 15/11/2011.

Bibliografia:
Freitas, M. P. (2011). “Notas [Musicais] Soltas Contributo para a história da música na Madeira – Abel Teixeira Mendes”. In Girão – Revista de Temas Culturais do Concelho de Câmara de Lobos, Nº 6. Câmara de Lobos: Câmara Municipal, p. 152.

Bandas relacionadas:

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar