João Maurício Tavares Quintal
(Estreito de Câmara de Lobos, *14/10/1960)
Resumo:
[Estreito de Câmara de Lobos, Madeira * 14/10/1960]
Biografia:
Filho de João Quintal e Maria Ângela Tavares Figueira, João Maurício Tavares Quintal nasceu a 14 de outubro de 1960, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. No seio de uma família de músicos das bandas filarmónicas do concelho, na qual se destaca seu pai, João Figueira Quintal, Maurício Quintal recebeu do seu progenitor as primeiras aulas de clarinete.
Maurício Quintal ingressou na Banda Recreio Camponês em 1973, tendo permanecido naquela coletividade como executante até 1999, incentivado por seu pai, pois por aqueles anos a imigração em massa para a Venezuela havia privado a banda de muitos dos seus elementos e era imperativo que se formassem novos músicos.
Entre 1976 e 1983, Maurício Quintal frequentou e concluiu o curso de Clarinete no Conservatório de Música da Madeira. Na sua formação musical dedicou-se ainda ao estudo de violino, piano oboé e fagote, com os professores João Quintal, Zita Gomes, João Luís, Raul Serrão e Sérgio Godinho. Maurício Quintal integrou a Banda Militar da Madeira de Setembro de 1981 a janeiro de 1983. No ano letivo de 1983, Maurício Quintal iniciou a sua atividade docente na Escola do 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos. Dois anos após a sua conclusão da profissionalização em serviço pela Universidade da Madeira, em 1991.Maurício Quintal iniciou a sua atividade pedagógica na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, como orientador de estágio profissional, tendo sido, no período de 1992 a 1995, membro do Conselho Diretivo da Escola, desempenhando inicialmente a função de Vogal e, posteriormente, a de Secretário. Ao longo da sua carreira profissional Maurício Quintal tem participado anualmente em diversas formações, entre elas os seminários promovidos por Carlos Godinho, Isabel Carneiro e Keith Swanwick.
Maurício Quintal foi um dos fundadores da Orquestra Ligeira da Madeira, fundada em 1996, com a qual colaborou até 1998.
Tendo frequentado e concluído em 1990 e 1992 os Cursos de Regentes Amadores de Banda de Música, João Maurício Quintal tem corroborado, desde 1997, a sua competência para a regência e para o ensino de jovens instrumentistas, como diretor artístico/maestro da Banda Filarmónica da Casa do Povo de São Vicente.