João Ornelas de Abreu

João Ornelas de Abreu

(Câmara de Lobos, 19/12/1898) - (Câmara de Lobos, 02/02/1985)

Resumo:
[Câmara de Lobos, Madeira 19/12/1898 – Câmara de Lobos, Madeira 02/02/1985]

Biografia:
Filho de João Ornelas Abreu e de Virgínia Amália da Silva, João Ornelas de Abreu era natural de Câmara de Lobos, onde nasceu no Sítio da Ribeiro d’Alforra e Fonte Garcia, a 19 de dezembro de 1898. Pouco após a fundação da Banda Recreio Camponês, João Ornelas Abreu afiliou-se à coletividade câmara-lobense, iniciando-se aos 11 anos com o regente José Gonçalves de Freitas na prática de flautim e nos rudimentos de música. Anos volvidos, Ornelas (Abreu) dedicou-se à prática de clarinete, tendo ainda aprendido violino com Guilherme Nuno (regente da Banda Recreio Camponês entre 1915 e 1918). Por escolha de músicos e simpatizantes, João Ornelas Abreu sucedeu naquele último ano a Guilherme Nuno como regente da Banda Recreio Camponês, tendo tomado a direção da instituição por mais de meio século, desempenhando competências artísticas de maestro, professor, copista e funções administrativas de Presidente, Secretário e Tesoureiro. Em 1972, pela avançada idade e por complicações de saúde João Ornelas Abreu depositou em João Figueira Quintal, seu pupilo, a responsabilidade de prosseguir o seu labor artístico na Banda Recreio Camponês. Faleceu cerca de treze anos depois, tendo ainda assistido à consolidação e desenvolvimento daquela coletividade, a 2 de fevereiro de 1985.

Testemunho da comprovada importância dos laços familiares no seio das bandas filarmónicas regionais, menção deve ainda ser feita aos familiares e descendentes de João Ornelas Abreu.
Dois seus irmãos serviram como membros da Banda Recreio Camponês: António Ornelas Abreu, executante de cornetim e trompete, foi contramestre (subchefe) da Banda Recreio Camponês; Ernesto Ornelas Abreu foi executante de bombo.

Entre os seis filhos do seu primeiro casamento, com Maria Conceição Gonçalves, destacaram-se, pelo seu percurso musical, Luís Juvenal Ornelas, executante de clarinete e Chefe de divisão da Banda Recreio Camponês e José Tomás Ornelas, executante de caixa de rufo na mesma coletividade. Viúvo, João Ornelas Abreu contraiu matrimónio com Maria José Soares Abreu, com quem teve seis filhos e, se ainda que nenhum daqueles haja partilhado o gosto da música do seu progenitor, a linhagem artística da família prosseguiu na Banda Recreio Camponês com os descendentes de sua filha Maria Isabel Soares Ornelas Abreu, com os seus três netos João Emanuel Abreu Ferreira, executante de clarinete, Luís Alberto Abreu Ferreira, executante de percussão e João Heliodoro Abreu Ferreira, músico de carreira, executante de trompete e bombardino, Subchefe da Banda Recreio Camponês e Diretor Artístico da Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha, e ainda com sua bisneta, filha de João Emanuel Abreu Ferreira, Sofia Isabel Araújo Ferreira, executante de clarinete.

Bandas relacionadas:

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar