Joel Neves de Oliveira
(França, *26/07/1973)
[26/07/1973 – *]
Biografia:
Filho de Amílcar Mendes de Oliveira e Celeste Baptista Neves emigrantes em França, país onde nasceu a 26 Julho de 1973 Joel Neves de Oliveira iniciou após o regresso a Portugal os estudos de música na Associação Filarmónica Lyra Barcoucense no Concelho da Mealhada em 1982.
Como aprendiz de percussão e mais tarde de saxofone cedo a paixão e influência de familiares e amigos, membros da Filarmónica como o seu Avô António Duarte Neves e amigo Joaquim Ramos e Silva, juntamente com alguns profissionais nas bandas militares, entre os quais o Idílio Martins Fernandes e Armandino Abreu e Silva, oficiais chefes de banda antigos músicos da mesma, tiveram influência na sua escolha no ingresso como voluntário em 1992 no Exército Português.
Procurando dar continuidade aos seus estudos e paixão pela música, Joel Oliveira iniciou os estudos em oboé para se candidatar em 1994 à frequência do Curso de Sargentos Músicos. Após a sua conclusão em 1996 foi colocado como Sargento na Banda militar da Madeira onde, paralelamente continuou a sua evolução e aperfeiçoamento no curso geral de música no Conservatório de Música da Madeira e colaborou ao longo de 5 anos como músico convidado na Orquestra Clássica da Madeira. Entre 2001 e 2007 serviu o Exército na Banda Sinfónica (Lisboa) e na então designada Banda Militar do Porto. Durante este período, com a sua experiência e conhecimento colaborou com a sua banda de origem dando aulas de formação musical e vários instrumentos e direcção artística. Colaborou com algumas bandas do norte do país como executante, tendo também participado em formações no âmbito da direcção deste tipo de agrupamentos e num projecto de iniciação musical no infantário da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada. Em 2007 regressou à ilha da Madeira para mais uma vez servir o Exército. De 2011 a 2013 assumiu a direcção artística da Banda Municipal de Santa Cruz. Em 2019 teve aulas de direcção com o maestro João Rosado e Alexandre Coelho.
Em janeiro de 2020, aceitou o convite para Director Artístico da Banda Municipal de Câmara de Lobos.