Bandas

Bandas Filarmónicas da RAM

As Bandas Filarmónicas.

O conceito da Banda Filarmónica foi introduzido aos madeirenses durante a ocupação das tropas inglesas na Madeira, entre 1801 e 1814. Depois de desenvolvida em Portugal continental, a partir de 1828 com a presença da Banda do Regimento e da Banda do Batalhão, a Madeira começa a adotar este formato musical na cultura regional. Conduzidas por militares, estas formações musicais começaram a ganhar cada vez mais presença nos desfiles e concertos ao ar livre, na segunda metade do séc. XIX. As bandas filarmónicas começam assim a surgir oficialmente na Madeira a partir de 1850, com a instituição da Banda Municipal do Funchal, a 18 de fevereiro, denominada então por Filarmónica dos Artistas Funchalenses.
Constituídas por militares e elementos da classe popular, na sua generalidade operários e lavradores, estas bandas eram conduzidas por mestres que levavam a música ao mundo rural. Apesar de não serem considerados músicos profissionais, eram reconhecidos pelo gosto e vocação por esta arte, confirmando a índole secular do povo madeirense.
As Bandas Filarmónicas evoluíram muito a sua imagem desta a sua origem. Se no passado as bandas tinham uma expressão maioritariamente militar e as filarmónicas eram reconhecidas como sociedades musicais, houve ao longo dos anos uma evolução que tornou as Bandas Filarmónicas um dos mais indispensáveis marcos culturais da história do último século até à atualidade.
Atualmente existem 18 bandas filarmónicas na Madeira, a maioria centenárias, com muita herança de conhecimentos e experiência que as tornam únicas e imprescindíveis na cultura da Região Autónoma da Madeira.

Cronologia Fundação das Bandas

Banda Municipal do Funchal "Artistas Funchalenses"

Banda Distrital do Funchal "Os Guerrilhas"

Banda Municipal de Câmara de Lobos

Banda Municipal Paulense

Banda Municipal da Ponta do Sol

Banda Municipal de Santa Cruz

Banda Municipal da Ribeira Brava

Banda Filarmónica do Faial

Banda Municipal de Machico

Banda Recreio Camponês

Banda Municipal de Santana

Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha

Banda Orquestral de Câmara de Lobos "Os Infantes"

Banda da Casa do Povo Nossa Senhora da Piedade

Banda Filarmónica da Casa do Povo de São Vicente

Associação Recreativa de Nossa Senhora de Fátima do Arco de São Jorge

Banda Filarmónica do Caniço e Eiras

Banda Filarmónica de Santo António

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar