Sede – Banda Municipal de Santana

Aquando da fundação, a Banda Municipal de Santana tomou como sede social a casa de Alexandre Teixeira de Mendonça, no Sítio do Caminho Chão. Nas décadas seguintes, entre 1932 e 1948, a sede da coletividade localizava-se ainda no mesmo sítio, desta feita, no edifício da Câmara Municipal, que infortunadamente foi naquele último ano destruído por um incêndio.
Face à impossibilidade de usufruto daquele espaço, a banda prosseguiu a sua atividade quotidiana em vários imóveis particulares: entre 1948 e 1950, na casa da família Accioli, no Sítio do Pico; entre 1950 e 1852, em casa cedida pelo Sr. Freitas, no Sítio do Barreiro, e após 1952, num imóvel de Alfredo Teixeira de Mendonça, junto à Igreja Paroquial de Santana.
É sabido que em 1990, a banda tomava como espaço de ensaio a cantina da Escola Primária de Santana, no Sítio do Serrado, em Santana. De 1993 a 2000, a coletividade santanense usufruiu de uma sala – que havia servido como antiga prisão – no rés-do-chão no atual edifício da Câmara Municipal de Santana, no Sítio do Serrado, Santana. A 11 de setembro de 2000, a Banda Municipal de Santana foi dotada de sede social própria, em edifício construído pela Câmara Municipal, sito à Rua Dr. João de Almada, nº 4, em Santana.

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar