Historial – Banda Filarmónica de Santo António

A Banda Filarmónica de Santo António foi fundada a 6 de janeiro de 2010, por iniciativa de Rui Rodrigues, antigo executante da Banda Municipal do Funchal – Artistas Funchalenses e membro-fundador da Banda Filarmónica do Caniço e Eiras, e em direta parceira com a Junta de Freguesia de Santo António, então presidida por Rui Santos. Registada a 12 de outubro de 2010, a Banda Filarmónica de Santo António iniciou a sua atividade em espaço consignado por aquela autarquia no Centro Cívico de Santo António, com instrumentos adquiridos pelo seu mentor, tendo recebido, por oferta de entidades privadas, novo instrumentário em julho de 2012. Tomando para o seu efetivo inicial alguns músicos da Banda Municipal do Funchal – Artistas Funchalenses, Banda Distrital do Funchal – Guerrilhas, da Banda Filarmónica do Caniço e Eiras e instrumentistas formados nas classes de sopros e percussão da Orquestra de Sopros da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, a Banda Filarmónica de Santo António – sob a inicial Direção Artística de Paulo Camacho, antigo executante dos Guerrilhas, e por labor de alguns experientes executantes – promoveu desde cedo a formação musical gratuita das comunidades infantil, juvenil e adulta daquela freguesia. Constituída por 35 músicos, vários dos quais formados na instituição, e 15 novos aprendizes, a Banda Filarmónica de Santo António ofertou, com regularidade, o seu contributo musical em festas religiosas, marchas populares, desfiles de Carnaval e festas particulares, participou em programas de rádio e televisão e organizou concertos em espaços públicos da freguesia de Santo António e das cidades do Funchal (08.04.2012, Avenida Arriaga) e Porto Santo (9-11.10.2015, Largo do Pelourinho), tendo atuado nas passadas edições do Encontro de Bandas Filarmónicas na Ribeira Brava. A 14 de Março de 2017, a associação artística foi dotada de nova sede social – no edifício reabilitado da antiga Escola do Lombo dos Aguiares – sita ao Caminho do Lombo dos Aguiares, n.º 73. Sob a direção artística do Sargento-Chefe João Gomes de Sousa, a Banda Filarmónica de Santo António, correntemente constituída por cerca de 20 executantes, procura reforçar o seu efetivo, por meio da aquisição de novos instrumentos e do incentivo à formação musical de novos aprendizes, visando consolidar a sua atividade de promoção da ocupação de tempos livres e de divulgação da música filarmónica.

Fontes:
Inquérito realizado aos diretores e executantes da Banda Filarmónica de Santo António, Freddy Rodrigues (ed.), realizado em.
Élia Freitas, “Banda nasce em Santo António”, Jornal da Madeira, 30 de dezembro de 2009.
Marta Caires, “Banda de Santo António faz dois anos”, Diário de Notícias, 05 de janeiro de 2012.
(Autor não identificado), “Banda celebra aniversário”, Diário de Notícias, 06 de janeiro de 2012.
Nélio Gomes, “Concerto de Páscoa da Banda Filarmónica de Santo António”, Diário de Notícias, 05 de abril de 2012.
Emanuel Silva, “Instrumentos para a banda de Santo António”, Diário de Notícias, 20 de julho de 2012.
Artur de Freitas Sousa, “Filarmónica de Santo António ‘ganha’ novos executantes em dia de aniversário”, Diário de Notícias, 06 de janeiro de 2013.
Artur de Freitas Sousa, “Novos instrumentistas em St. António”, Diário de Notícias, 07 de janeiro de 2013.
(Autor não identificado), “Santo António junta 12 grupos na rua”, Diário de Notícias, 12 de junho de 2014.
Francisco José Cardoso, “Banda Filarmónica de Santo António dá concerto no Porto Santo”, Diário de Notícias, 08 de outubro de 2015.
João Filipe Pestana, “Noite de marchas populares”, Diário de Notícias, 12 de junho de 2017.
(Autor não identificado), “XXXIV Encontro de Bandas Filarmónicas na Ribeira Brava”, Diário de Notícias, 28 de abril de 2017.
(Autor não identificado), Banda Filarmónica de Santo António celebra 8º aniversário no próximo Sábado”, Jornal da Madeira, 04 de janeiro de 2018
Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira, Série I, nº 48, 2007
http://www.jf-santoantonio.pt/banda-filarmonica

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar