Farda.
A Banda municipal de Santana constitui uma exceção a nível regional, no que concerne a fardamento, por possuir várias opções de fardamento que são escolhidos tendo em conta o tipo de atuação. Esta Banda destaca-se ainda pelo facto de ser a única filarmónica na RAM a utilizar boné. Este adereço, apenas é utilizado em ocasiões especiais para banda, como o seu aniversário, encontros de bandas ou cerimónias oficiais/protocolares.
As peças que fazem parte do fardamento da Banda Municipal de Santana são:
Camisas: branca de manga curta e comprida, azul escura de manga curta, azul clara de manga curta e de manga comprida, e amarela.
Casaco oficial: azul escuro com emblema e botões da banda.
Casaco impermeável azul escuro.
Colete azul escuro com emblema, que pode ser usado com ou sem casaco dependendo da estação do ano e do tipo de atuação.
Saia / Calças: azul escura, cinzenta e cor de vinho. As mulheres usam saia ou calças, dependo da estação do ano e tipo de atuação.
Gravatas: azul escura, azul clara, cor de vinho, vermelha, cinzenta e verde.
Dispõe ainda de um polo, para as atividades lúdicas.
A escolha dos fardamentos é feita com antecedência e segundo o tipo de atuação. Se o arraial em que a banda irá tocar for em Honra da Nossa Senhora Santa Ana, por exemplo, a gravata que usam é azul clara com camisa branca. Já se for em honra de um Padroeiro a gravata a usar é a cor de vinho. Se a banda tocar fora do concelho é frequente usar a gravata verde – representa o emblema do concelho de Santana. Já a camisa amarela é usada apenas em dia de arraial.
O fardamento oficial é composto pelo casaco azul escuro, com emblema da banda e botões dourados, colete azul escuro, camisa azul clara de manga comprida, gravata vermelha, saia azul escura para as mulheres e calças azuis escuras para os homens. É o fardamento mais utilizado seja em concertos, encontros de bandas, cerimoniais oficiais/protocolares.