António Camacho Fernandes
(Arco de São Jorge, *16/11/1971)
Resumo:
[Arco de São Jorge, 16/11/1971 – *]
Biografia:
Filho de Manuel Fernandes e Maria Bernardete Camacho, naturais do Arco de São Jorge, António Camacho Fernandes nasceu a 16 de novembro de 1971, na freguesia do Arco de São Jorge.
Conviveu desde cedo com a música, sendo vários dos seus familiares membros de bandas filarmónicas e professores do ensino artístico regional, entre os quais o seu tio António Fernandes, executante de clarinete, os seus irmãos José Camacho, executante de trompete e bombardino, e Manuel Camacho Fernandes executante de clarinete e, finalmente os seus primos Miguel Camacho, executante e professor de trombone, e Alvarinho Silva, executante de clarinete e professor de música.
Iniciou os seus estudos musicais em 1987 na Banda de Nª Srª de Fátima do Arco de São Jorge, tendo posteriormente ingressado na Banda Municipal do Funchal (Artistas Funchalenses) aquando da frequência do ensino secundário no Funchal.
Procurando dar continuidade aos seus estudos musicais, António Camacho frequentou e concluiu o curso geral de música no Conservatório de Música da Madeira. Em agosto de 1992, cumpriu o serviço militar obrigatório, tendo ingressado na Banda da Zona Militar da Madeira. Em 1994, tomou a seu encargo a direção artística e o ensino de instrumentos de sopro na Banda de Nossa Senhora de Fátima do Arco de São Jorge, tendo ainda tomado parte nos órgãos sociais daquela coletividade. Desde 1995, António Camacho é professor do ensino artístico: tendo naquele ano servido como professor de trompete da Extensão de São Vicente do Conservatório de Música da Madeira, em setembro de 1995 iniciou a sua atividade docente de Educação Musical na Escola Básica e Secundária Professora D. Lucinda Andrade (São Vicente).
António Camacho complementou, nas passadas décadas, as suas habilitações: em 2001 frequentou o Curso Técnico Profissional de Áreas Artísticas – Nível 3 e em 2005, realizou a Profissionalização em serviço na Universidade da Madeira. Em 2009, cursou a Pós-Graduação em Educação Musical na mesma instituição de ensino superior, tendo em 2010 concluído o mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação de Setúbal, com a dissertação A Composição Musical Livre em Instrumentos Musicais Diversificados. António Camacho é professor de Educação Musical do quadro de zona pedagógica e é maestro/diretor artístico e diretor da escola de aprendizes da Associação Recreativa de Nossa Senhora de Fátima do Arco de São Jorge – Banda do Arco de São Jorge.
António Camacho participou desde cedo em vários projetos artísticos: desde c. 1992, integrou a banda das troupes de Carnaval “Os Cariocas” e “Caneca Furada”; é, desde 1997, trompetista da Orquestra Ligeira da Madeira. Participou como músico convidado (trompetista) na gravação da música: “Caminho da Força da Água”, integrada no projeto Etnográfico – Caminhos da Atlântica, em 2007, e na gravação do CD-ROM + áudio “Instrumentos Musicais da Tradição Popular Madeirense”, em 2008.
Músicas:
Entre as suas composições destacam-se Acróstico; Marcha do 73º Aniversário da Banda Filarmónica do Arco de São Jorge; a marcha fúnebre Angústia e as peças infantis Tudo Inventado, composta para o VIII Festival da Canção Juvenil da Madeira; Vivendo a Música para o XXII Festival da Canção do Faial (2003); Levanta o Pé Zé.