João Heliodoro Abreu Ferreira

João Heliodoro Abreu Ferreira

(Câmara de Lobos, *24/06/1979)

Resumo:
[Câmara de Lobos, Madeira * 24/06/1979]

Biografia:
Filho de João Manuel Ferreira e Maria Isabel Soares Ornelas Abreu, naturais da freguesia de Câmara de Lobos, João Heliodoro Abreu Ferreira nasceu a 24 de junho de 1979 em Câmara de Lobos.
Neto de João Ornelas de Abreu, executante da Banda Recreio Camponês, João Heliodoro Ferreira é um dos vários músicos da família, entre os quais se contam os seus irmãos João Emanuel Abreu Ferreira e Luís Alberto Abreu Ferreira, e que hoje inclui ainda a sua sobrinha Sofia Isabel Araújo Ferreira e a sua esposa Maria Brígida Figueira Andrade Ferreira.
Expetávelmente, João Heliodoro Ferreira iniciou na Banda Recreio Camponês aos 11 anos de idade a sua formação musical em trompete e solfejo com o Maestro João Figueira Quintal. Passado um ano, ingressou no Conservatório de Música da Madeira (atual Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode), tendo frequentado, até ao quarto ano, as classes de trompete com os professores João Rosa e Peter Vig e de violino com a professora Zita Gomes. Ainda naquela instituição de ensino artístico, concluiu o 5º grau na classe de Bombardino com o professor Aquilino Domingo da Silva, tendo sido membro da Orquestra de Sopros do Conservatório, sob a direção daquele docente. Já no cumprimento do seu serviço como instrumentista da Banda da Zona Militar da Madeira, e após aulas com o professor Reinaldo Guerreiro, João Heliodoro Ferreira concluiu o 8º ano do curso de Conservatório na classe de bombardino do Professor Fabien Filipe. Frequentou, na qualidade de participante, várias masterclasses de Tuba/ Bombardino com os tubistas Sérgio Carolino, Adélio Carneiro e Fabien Felipe e formações de Direção de Banda com o Maestros José Brito e André Granjo.
Tendo ingressado em 2001, como voluntário, na Banda da Zona Militar da Madeira, João Heliodoro Ferreira ingressou em 2005 no 34º Curso de Formação de Sargentos – Serviço de Músicos, que terminou com sucesso em 2007, ficando estabelecida a sua colocação na Banda da Zona Militar da Madeira, onde correntemente serve como 1º Sargento Músico (Bombardino) do Quadro Bandas e Fanfarras do Exército.
Tendo servido como diretor artístico da Banda Juvenil da Banda Recreio Camponês, João Heliodoro Ferreira foi nomeado e exerce ainda as funções de Subchefe e de professor da classe de metais da escola de música daquela coletividade. Desde setembro de 2014, João Heliodoro Ferreira é diretor artístico da Banda Paroquial de S. Lourenço – Camacha e professor da classe de trombones, bombardinos e tubas da escola de música daquela instituição artística paroquial. Em 2015, dirigiu a Orquestra de Sopros da ABFRAM, aquando do I Seminário de Bandas da ABFRAM.
João Heliodoro Ferreira exerceu e exerce ainda funções nos órgãos sociais das coletividades do movimento filarmónico regional. Serviu, na Banda Recreio Camponês, entre 2005 e 2010, como secretário da Direção. À corrente data, cumpre mandatos como Secretário da Mesa da Assembleia Geral na Banda Recreio Camponês e na Associação de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira.

Músicas:
Entre as suas composições destacam-se as Marchas do 91º ao 97º Aniversário da Banda Recreio Camponês, Marcha de Homenagem aos Fundadores da Banda Recreio Camponês (98º Aniversário Banda Recreio Camponês), Marcha João Ornelas de Abreu (99º Aniversário Banda Recreio Camponês), Marcha do Centenário da Banda Recreio Camponês, Hino do Centenário da Banda Recreio Camponês, Marcha João Figueira Quintal (101º Aniversário Banda Recreio Camponês), Marcha Germano Pinto Oliveira (102º Aniversário Banda Recreio Camponês), Marcha Tito Abílio Silva (107º aniversário Banda Recreio Camponês) e Marcha José Caires Nóbrega (44º aniversário Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha), e ainda a composição natalícia Pastores, para a Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha.

Bandas relacionadas:

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar