José António Dellanave

José António Dellanave

(Funchal, 1863) - (??)

Resumo:
[Funchal, Madeira 1863 – ?]
José António Dellanave foi diretor artístico da Banda Filarmónica Recreio União Faialense e professor no Funchal, durante a segunda metade do século XIX.

Biografia:
O primeiro registo sobre a vida pessoal do músico no Funchal surge em 1863, aquando do seu casamento com Augusta da Conceição, na freguesia de S. Pedro. E posteriormente em 1867, no registo de batismo do filho, Alfredo Dellanave, de acordo com o Arquivo Regional da Madeira.
O jornal A Flor do Oceano publicou em 1866 uma referência a José António Dellanave como professor, proprietário e diretor de um colégio na Rua da Carreira, N.º 122. O músico encontrava-se “habilitado com respectivo exame de instrucção primaria, que fez perante o ex.mo sr. Comissario dos estudos de Lisboa e authorisado pelo diploma que lhe foi conferido pelo ministério” e recebia “alumnos internos e externos affiançando o annunciante aos paes da familia todo o zêlo pela educação dos discipulos”.
Enquanto professor também lecionou música na Filarmónica Recreio União Faialense como mestre de música. O mestre de música foi diretor artístico da banda faialense e um dos principais impulsionadores desta coletividade, em conjunto com Joaquim Francisco de Freitas, João Xavier de Freitas, Júlio Teixeira Marques Barcelos e João Albino Rodrigues Sousa.
Em 1897, a 21 de fevereiro, Joaquim Francisco de Freitas celebrou “na casa de Jacinto da Silva Meneses, um contrato de aprendizagem válido por um ano com o Mestre Sargento Della Nave”, com o objetivo de prestar formação aos músicos da Banda Filarmónica Recreio União Faialense.
Sobre o trabalho desenvolvido nesta coletividade o Diário de Notícias noticiou a 18 de julho de 1897 uma atuação com regência de António Dellanave, durante uma festa religiosa em S. Roque do Faial.

Autoria:
Ventura, Ana (2012). “DELLANAVE, José António”. In Dicionário Online de Músicos na Madeira. Funchal: Divisão de Investigação e Documentação, Gabinete Coordenador de Educação Artística, atualizado em 19/09/2012.

Bibliografia:
Arquivo Regional da Madeira (2012). Acedido em http://armdigital.arquivo-madeira.org/armdigital/series-especificas/registos-de-baptismos.html?start=4580 a 19/09/2012.
Geneall (2000-2012). “José António Dellanave”. In Biblioteca Genealógica de Lisboa. Acedido em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=717273 a 19/09/2012.
A Flor do Oceano (1866). “Coleção de Jornais”. In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 04/08/1866, p. 4.
Diário de Notícias (1876 – ). “Coleção de Jornais”. In Biblioteca do Arquivo Regional da Madeira [s.n. recurso digitalizado]. Funchal: publicado em 18/07/1897, p. 1.

Bandas relacionadas:

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar