José da Costa Miranda

José da Costa Miranda

(Machico, 1908) - (Cascais, 1987)

Resumo:
[Machico, Madeira 1908 – Cascais, Portugal 1987]
Compositor prolífero de música para banda e igreja. José da Costa Miranda foi também maestro, cantor e organista nas igrejas de Machico, Santa Cruz, Gaula, Santo da Serra e Porto da Cruz. Distinguiu-se ainda como regente da Banda Municipal de Machico.

Biografia:
José da Costa Miranda nasceu em Machico em 1908 e faleceu em Tires, Cascais, em 1987. Apesar de ter sido funcionário público na Câmara Municipal de Machico, dedicou-se intensamente à música, tendo sido compositor, maestro de bandas filarmónicas e de coros, além de instrumentista e cantor.
Iniciou os seus estudos musicais na Banda Municipal de Machico e mais tarde aprofundou os seus conhecimentos musicais na Banda Militar e na Academia de Música, Belas-Artes e Línguas da Madeira, onde foi aluno de Gustavo Coelho.
Dirigiu a Banda Municipal de Machico em dois períodos: primeiro, entre 1929 e 1959, e mais tarde, entre 1979 e 1984.
Na área da música sacra, foi maestro, cantor e organista na igreja matriz de Machico e outras igrejas paroquiais: Santa Cruz, Gaula, Santo da Serra e Porto da Cruz.
Na sua atividade musical, a composição ocupou um lugar de destaque, motivo pelo qual deixou um extenso repertório. Segundo Vítor Sardinha, no livro Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2.º Ciclo, a Banda Municipal de Machico realizou atuações com repertório integralmente composto pelo maestro José da Costa Miranda.
Entre os principais géneros a que José da Costa Miranda se dedicou salientam-se as marchas, os hinos, composições para baile e géneros musicais sacros, como missas e motetos. Segundo o regente Amaro Nunes dos Santos, quinze anos após a morte de José da Costa Miranda ainda se tocava a Marcha Fúnebre da sua autoria no período pascal (Semana Santa) e na Festa dos Milagres de Machico.
Segundo o relato de José Carmo Cunha, regente da Banda Municipal de Santa Cruz, a criação de um extenso repertório deveu-se à facilidade José da Costa Miranda na composição. Entre as suas composições, destacam-se as seguintes obras disponíveis para acesso do público em geral: À Imaculada Conceição, da Coleção do Padre Manuel de Nóbrega (adquirida pela Direção Regional de Assuntos Culturais); Ó Virgo Prudentíssima, disponível na Divisão de Investigação e Documentação do Gabinete Coordenador de Educação Artística; Missa em português, Divisão de Investigação e Documentação do Gabinete Coordenador de Educação Artística; Panis Angélicus, também disponível no arquivo da Divisão de Investigação e Documentação do Gabinete Coordenador de Educação Artística; Vidi aquam egredientem, da Coleção Padre Manuel de Nóbrega.

Autoria:
ESTEIREIRO, Paulo (2008). “José da Costa Miranda”. In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística.

Atualização:
VENTURA, Ana (2011). “MIRANDA, José da Costa”. In Dicionário de Músicos na Madeira. Divisão de Investigação e Documentação: Gabinete Coordenador de Educação Artística. Funchal: atualizado em 27/10/2011.

Bibliografia:
Esteireiro, P. (2008). “José da Costa Miranda”. In 50 Histórias de Músicos na Madeira. Funchal: Associação de Amigos do Gabinete Coordenador de Educação Artística, p. 75.
Gonçalves, C. et al. (2006). Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2.º Ciclo. Funchal: Direção Regional de Educação, Gabinete Coordenador de Educação Artística.

Bandas relacionadas:

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar