Nélio de Freitas Silva
(Câmara de Lobos, *28/08/1971)
Resumo:
[Câmara de Lobos, Madeira * 28/08/1971]
Biografia:
Filho de Tito Abílio da Silva e Lúcia Gomes de Freitas Silva, naturais de Câmara de Lobos, Nélio de Freitas Silva nasceu a 28 de agosto de 1971, em Câmara de Lobos.
Descendente duma família de músicos, iniciada por seu avô, José da Silva e prosseguida por seu pai, Tito Abílio da Silva, seu irmão Tito Celso De Freitas Silva, seu sobrinho José Ricardo Paulos Silva, e outros familiares, teve desde muito cedo gosto pela música, tendo ingressado em 1983 na escola de música da Banda Recreio Camponês, em clarinete.
Ingressou no Exército, em 1989, como voluntário e membro executante da Banda Militar da Zona Militar da Madeira. Entre 1990 e 1992 concorreu e frequentou o Curso de Formação de Sargentos Músicos, tendo durante aquele período integrado a Banda Sinfónica do Exército.
Regressou naquele último ano à Banda Militar da Zona Militar da Madeira, ingressando nos quadros daquela banda regimental. Concluiu em 2003 o Curso de Promoção a Sargento Ajudante e em 2017 o Curso de Promoção a Sargento Chefe. A 1 de Janeiro daquele último ano havia sido nomeado Subchefe da Banda Militar da Zona Militar da Madeira. Anos antes, em 1998, Nélio Silva havia sido nomeado para a mesma função – Subchefe – da Banda Recreio Camponês, bem como para professor de música nesta instituição. Abraçou desde 2000 a direção artística daquela coletividade, em substituição do Sargento Chefe João Figueira Quintal, tendo desde então desempenhado aquela função e possibilitado, pela constituição de agrupamentos juvenis, a formação em direção de banda dos seus executantes, nomeadamente Heliodoro Ferreira.
Em 2007, a convite da Associação de Bandas Filarmónicas da Madeira, tomou a direção de dois concertos da Orquestra de Sopros daquela instituição.