Cornetim
Aerofone de pistões da família dos metais com afinação em contralto ou soprano, desenvolvido nos finais dos anos 20 do século XIX.
Os três pistões são na maioria dos modelos posicionados depois do tubo principal mais ou menos a meio do comprimento da tubulação sonora. Há um cone mais pronunciado entre o recetor do bocal e os pistões do que no trompete moderno. A forma do bocal do cornetim moderno não é substancialmente diferente da do trompete moderno, mas o furo é mais pequeno e menos cónico. O cornetim afinado em Sib em uníssono com o trompete Sib é o mais comum, o cornetim soprano em Mib também é usado regularmente. O cornetim é normalmente um instrumento transpositor, sendo escritas peças para cornetim em Sib dois “semi-tons acima do seu tom”.
O compasso escrito vai de Fa# a Dó, embora alguns tocadores subam uma oitava. Os tipos de surdinas usadas no trompete podem também ser usadas com o cornetim. Corpo com três cilindros, três pistões e bocal removível. Mau estado de conservação, estando em falta a bomba de afinação.
Aerofone de bocal
Materiais: latão
Afinação: Si b
Sistema: 3 pistões
Ficha Técnica
C = 33,0 cm
Ø2 = 11,9 cm